Nova Casa Triângulo / Metro Arquitetos Associados

Nova Casa Triângulo / Metro Arquitetos Associados - Imagem 2 de 16Nova Casa Triângulo / Metro Arquitetos Associados - Imagem 3 de 16Nova Casa Triângulo / Metro Arquitetos Associados - Imagem 4 de 16Nova Casa Triângulo / Metro Arquitetos Associados - Imagem 5 de 16Nova Casa Triângulo / Metro Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 11

São Paulo, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  450
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Leonardo Finotti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Day Brasil, Permetal, Plurigoma, Stone
  • Equipe: Martin Corullon, Gustavo Cedroni, Helena Cavalheiro, Marina Ioshii, Renata Mori, Luis Tavares, Isadora Marchi, Rafael de Sousa, Juliana Ziebell, Gabriela Santana, Marina Pereira
  • Projeto Estrutura: Inner Engenharia
  • Prospecção Estrutural: Marcondes Ferraz Engenharia
  • Projeto De Iluminação: Fernanda Carvalho
  • Instalações: L2C ENGENHARIA
  • Projeto De Paisagismo: Bonsai Paisagismo
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Nova Casa Triângulo / Metro Arquitetos Associados - Imagem 4 de 16
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da nova Casa Triângulo iniciou-se antes de qualquer desenho: tão logo decidiram que uma mudança se fazia necessária, os clientes envolveram a equipe de arquitetura na pesquisa pelo imóvel mais adequado às necessidades do novo espaço de uma das mais importantes galerias de arte contemporânea do Brasil, hoje com 28 anos de existência. Como consequência dessa parceria, o imóvel escolhido foi selecionado devido não só à sua localização mas também pelo seu potencial de ocupação enquanto espaço expositivo, assim como pela suas características construtivas que viriam a permitir uma reforma rápida - entre projeto e execução passaram-se apenas 11 meses.

Nova Casa Triângulo / Metro Arquitetos Associados - Imagem 5 de 16
© Leonardo Finotti

O novo edifício tem a configuração de um grande volume único, que abriga duas áreas expositivas, guarda de acervo, áreas administrativas e de apoio, somando aproximadamente 500 m², distribuídos em três níveis [térreo, mezanino e superior]. Com aproximadamente 5m de altura, o pé direito da área expositiva principal é similar ao do edifício da Bienal, o que faz com que a nova Casa Triângulo seja uma das poucas galerias em São Paulo com uma sala de exposição nestas proporções.

Nova Casa Triângulo / Metro Arquitetos Associados - Imagem 9 de 16
© Leonardo Finotti
Nova Casa Triângulo / Metro Arquitetos Associados - Imagem 14 de 16
Corte
Nova Casa Triângulo / Metro Arquitetos Associados - Imagem 6 de 16
© Leonardo Finotti

Em relação às áreas externas, na face voltada para a rua Cristóvão Diniz - rua com menor fluxo de automóveis em comparação com a Estados Unidos - foi implantada uma praça, conformada pela extensão do piso de concreto das áreas internas do edifício e por um grande banco. De caráter público, é ideal não só para exposições e eventos ao ar livre, mas também para permanência de pedestres em geral. A praça é arrematada de um lado por uma área de estacionamento - voltada para a Estados Unidos, principal via de acesso - e por outro por um pátio em asfalto e pedrisco, destinado à carga e descarga cotidiana de obras de arte e à permanência de pessoas durante eventos. O plano translúcido em policarbonato que configura todo o perímetro da galeria durante o dia permite a entrada de luz natural e à noite oferece o efeito reverso. O acesso ao interior do espaço se dá por grandes aberturas pivotantes nesse plano, que reforçam a permeabilidade entre interior e exterior.

Nova Casa Triângulo / Metro Arquitetos Associados - Imagem 10 de 16
© Leonardo Finotti

Em geral os materiais foram escolhidos visando uma obra rápida, seja pelo fato de serem pré-fabricados, seja por não necessitarem de acabamento posterior, a exemplo das já citadas placas de policarbonato, das placas cimentícias também usadas na fachada e do forro da área expositiva principal, executado em módulos pré-fabricados de chapa de aço expandido.

Nova Casa Triângulo / Metro Arquitetos Associados - Imagem 8 de 16
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Nova Casa Triângulo / Metro Arquitetos Associados" [New Casa Triângulo / Metro Arquitetos Associados] 31 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798319/nova-casa-triangulo-metro-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.